Pós-Graduação em Ciências Econômicas

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ

APRESENTAÇÃO PPGCE UERJ

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCE-UERJ) oferece Mestrado Acadêmico desde 2003 e Doutorado Acadêmico desde 2014 no Campus Maracanã da UERJ.

Duas são as grandes áreas de concentração do Programa: Economia Aplicada e Economia Política. A área de Economia Aplicada tem como linhas de pesquisa: (i) Economia do Meio Ambiente; (ii) Economia Quantitativa; (iii) Economia Internacional; e (iv) Finanças, Análise de Investimento e Risco. As linhas de pesquisa da área de concentração de Economia Aplicada abrangem temas como: (i) avaliação ambiental; (ii) aplicações de modelos de equilíbrio geral; (iii) política agrícola, e crédito rural; (iv) economia do agronegócio (v) apreçamento de derivativos; (vi) gerenciamento de risco; (vii) finanças empíricas; (viii) macroeconomia aplicada; (ix) políticas monetária, fiscal e cambial e; (x) economia internacional. Os temas relacionados à linha de pesquisa em Finanças e Análise de Investimento, recém-criada, estão agrupados provisoriamente na linha de Economia Aplicada, até que seja incluída no Regulamento do Programa. As linhas de pesquisa da área de concentração de Economia Política envolvem temas como: (i) desenvolvimento e crescimento econômico; (ii) economia fluminense; (iii) economia da saúde; (iv) economia do setor bancário; (v) economia do trabalho; (vi) economia urbana e regional; (vii) políticas públicas; (viii) economia da regulação e da defesa da concorrência; (ix) macroeconomia pós-Keynesiana; (x) economia de países emergentes.

A pluralidade de áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPGCE-UERJ reflete a diversidade de formação dos docentes do núcleo permanente do programa. As escolas de pensamento econômico ortodoxa e heterodoxa estão presentes no programa e articulam-se de forma harmoniosa em sala de aula, nos seminários e na produção acadêmica de alunos e professores. Abordagens e metodologias interdisciplinares compõe também a formação do corpo discente, que encontra oportunidade para compor sua grade de estudo e pesquisa de acordo com seus interesses e preferências. Não há prevalência de uma formação sobre a outra, nem em termos de oferta de disciplinas, nem em termos da definição dos projetos de pesquisa. Ambas as áreas contam com uma forte colaboração com os pesquisadores pares de outros programas em todo país. As colaboração e inserção de ambas no âmbito internacional são igualmente equilibradas. Esta estrutura curricular, combinada com os Projetos de Pesquisa, em um forte envolvimento de docentes e discentes, promovem a produção de: (i) artigos para periódicos; (ii) dissertações; (iii) teses; (iv) palestras em eventos técnicos; (v) artigos para mídia em geral e; (vi) projetos técnicos com forte impacto na sociedade, especialmente em camadas mais carentes das regiões periféricas.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da UERJ possui uma infraestrutura própria, ou seja, suas instalações são independentes daquelas do ensino de graduação. As salas de aula estão preparadas para atender às demandas do ensino moderno. O Programa possui 2 (duas) salas dedicadas às aulas e 1 (um) auditório. Além de devidamente dimensionadas em relação à iluminação e conforto térmico, as salas de aula contam com serviços relativos à infraestrutura de rede de informática, projetores multimídia etc. De forma similar, o auditório dispõe de recursos multimídia, sendo dedicado prioritariamente para Seminários, defesas de dissertações e teses etc. O laboratório de informática conta com 12 (doze) microcomputadores, com configuração atualizada, conectados em rede e uma impressora laser. Os computadores estão conectados à rede interna da UERJ e possuem acesso à internet. Além dos softwares de acesso gratuito pela internet, estão disponíveis programas estatísticos e econométricos comerciais. Há 2 (duas) salas de estudo para os discentes com acesso à internet, instalações elétricas para uso de computadores pessoais, espaços individuais de estudo e armários para uso individual.