Doutorado

O curso de Doutorado oferece o diploma de Doutor em Ciências Econômicas

Para obter o título o aluno deverá completar um mínimo de 80 (oitenta) créditos, ser aprovado no Exame de Qualificação do Doutorado (que consiste em três provas: macroeconomia, microeconomia e exame de campo) e ter a sua tese de Doutorado aprovada. Os créditos necessários devem atender à seguinte distribuição: 40 (quarenta) créditos em disciplinas obrigatórias; 20 (vinte) créditos correspondentes em atividades obrigatórias (seminários e tese), e 20 (vinte) créditos em disciplinas eletivas. Seu período de integralização mínimo é de 24 meses, e o máximo é de 48 meses.

No atendimento do requisito de créditos em disciplinas eletivas do curso de doutorado o aluno deverá cursar pelo menos 03 (três) das disciplinas eletivas do núcleo da sua linha de pesquisa principal, e ainda pelo menos 01 (uma) das disciplinas eletivas do núcleo da sua linha de pesquisa complementar dentro da área de concentração escolhida, sendo as restantes de livre escolha entre as ofertadas pelo PPGCE ou outro programa da UERJ.

Será permitido o aproveitamento de créditos obtidos em cursos de pós-graduação stricto sensu credenciados pelo CNE e pela CAPES, ou em cursos equivalentes de instituições estrangeiras, relativos a disciplinas cursadas nos 05 (cinco) anos imediatamente anteriores à matrícula do aluno no PPGCE. O aproveitamento é sujeito à avaliação pela Comissão Coordenadora do PPGCE quanto à equivalência dos programas às disciplinas do PPGCE e é limitado a 32 (trinta e dois) créditos no curso de doutorado.

No primeiro e segundo semestres de ambos os cursos os alunos deverão se matricular em todas as disciplinas obrigatórias oferecidas.

Em caráter excepcional e por motivo justificado, o aluno poderá solicitar o trancamento de matrícula por período global não superior a 06 (seis) meses, não renovável, e este período não será considerado para fins de integralização do Curso. Não será permitido o trancamento de matrícula nos dois primeiros semestres letivos subsequentes à seleção. O aluno que ultrapassar o período de trancamento permitido e não se reintegrar ao curso será imediatamente desligado.